sábado, 8 de agosto de 2015

O PT FOI MELHOR QUE O PSDB EM EDUCAÇÃO ?

Cansado de ler aleivosias sem nenhum sentido na internet, resolvi escrever algumas linhas sobre esse tema. Para início de conversa, espalham pela rede uma informação mentirosa de que “Lula criou 18 universidades e o FHC nenhuma”. A coisa é tão cara de pau, mas tão cara de pau, que usa dois critérios: um para o Lula e outro para o FHC. Quando computam a favor do Lula, eles dizem que universidades "criadas" a partir de fundações e escolas de ensino superior que já existiam entram como "criação do Lula". Como é o caso da UFAL de alfenas. Mas, o mesmo critério não vale para o FHC, se valesse, poderíamos dizer que a UFLA e UFSJ ( só para aproximar da realidade dos colegas que compartilham essas aleivosias) tb foram "criadas" pelo FHC. Além desse truque baixo , o artigo abaixo [1] indica que FHC criou (sem aspas mesmo) 4 instituições de ensino superior (posso citar UFT, por exemplo, criada de verdade: a partir do zero). Embora o governo Lula tenha criado mais vagas em Federais, os números do FHC nesse aspecto tb foram expressivos. Em 1994, havia 363 mil vagas no ensino público federal, em 2002 esse n° foi 531.634. Ou seja, um aumento de 46%. Se contarmos o ensino público como um todo, o aumento do n° de matrículas entre 1994 até 2000 foi de 62%. Ainda que o Lula tenha investido mais na educação superior, simplesmente não é verdade e não é honesto fazer como o mentiroso do Leonardo Boff faz ao espalhar a informação fictícia de que “o Lula criou 18 universidades, FHC não criou nenhuma”. LEONARDO BOFF, VC É UM MENTIROSO.

A realidade, porém, longe das aleivosias criadas pela propaganda PTista, nos mostra que há cerca de 36% de alunos de cursos superiores nas instituições brasileiras em condição de analfabetismo funcional [3], eu leciono em ensino superior há 8 anos e posso garantir-lhes: a dado é fidedigno. Mas, tem gente que ainda tem ânimo para comemorar uma coisa dessas! Nosso país é um país de analfabetos e o Lula não fez nada para reverter esse quadro, muito pelo contrário, o analfabetismo cresceu enormemente dentro do ambiente escolar e chegou ao nível superior! Se os Srs pesquisarem (sugiro que comecem pelos dados do INAF), vão se deparar com uma realidade muito diferente daquela pintada pela propaganda do PT. 

O que esses propagandistas não vão te dizer é que, no que tange ensino fundamental, os números de FHC foram muito melhores que os de Lula, de forma que nosso país perdeu 16 posições no ranking de desenvolvimento educacional da UNESCO, estava na 72ª posição em 2002 [2] e caiu para a 88ª ao final do segundo mandato de Lula . Eu não sei enquanto a vc, mas, para mim, o ensino fundamental é uma atribuição ainda mais importante do que o ensino superior, sobretudo se consideramos as circunstancias histórias e econômicas da era FHC, cujas adversidades o Lula JAMAIS conheceu. 

[1] http://educa.fcc.org.br/pdf/aval/v08n02/v08n02a07.pdf [2]

http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/422.pdf [3] 

http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.02.01.00.00&ver=por 

http://portal.inep.gov.br/.../censo.../evolucao-1980-a-2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário